Vida com Deus

Leia 2 Crônicas 26


Quando uma pessoa não é nascida de Deus, por algum tempo e talvez por causa de exemplos de homens e mulheres de fé, ela se sinta motivada a servir ao Senhor; ela seja fiel, faça tudo certinho e consequentemente alcance bênçãos por isso, assim como o rei Uzias.

Mas um dia, cedo ou tarde, pelo fato de não ter nascido de Deus, essa pessoa pode chegar a cair e até mesmo se voltar contra Ele. Talvez essa queda não se dê numa situação difícil que ela venha enfrentar, mas se dê quando tudo estiver bem e a sua vida indo “de vento em popa”.

Uzias se tornou rei muito novo. Ele tinha dezesseis anos quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém.
“Seguindo o exemplo do seu pai, fez aquilo que agrada a Deus, o SENHOR. Enquanto Zacarias viveu, Uzias serviu a Deus fielmente, pois Zacarias o ensinou a respeitar o SENHOR. Durante esse tempo Deus o abençoou.” (VS 4-5) 
Uzias servia o Senhor fielmente e era abençoado por isso. Ele prosperava, era bem sucedido nas batalhas, tinha êxito em tudo que fazia e sua fama se espalhou por toda parte, pois se tornou muito poderoso e Deus o ajudava (VS 6-15).

Uzias fez tudo certinho por um bom tempo, mas de maneira religiosa e talvez quem sabe, por incentivo de Zacarias. Mas ele não tinha compromisso com Deus e nem era nascido Dele. Isso se tornou evidente no momento em que ele se tornou poderoso.
“Entretanto, depois que Uzias se tornou poderoso, o seu orgulho provocou a sua queda. Ele foi infiel ao Senhor, ao seu Deus, e entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar de incenso.” 2 Crônicas 26:16 
Uzias começou a pecar contra Deus e já não havia mais nele temor. Chegou ao ponto de se achar no direito de entrar no santuário para queimar incenso no Altar, algo que ele jamais poderia fazer.

O sacerdote Azarias, juntamente com outros sacerdotes tentou alerta-lo da sua insensatez, mas ele ficou muito furioso com os sacerdotes. Uzias não ouvia mais ninguém (VS 17-18).

O resultado dessa insensatez? Uzias ficou leproso, teve que morar sozinho e ficou proibido de entrar no Templo. Ele sofreu com a doença até o dia da sua morte. (Acredito eu que tenha sido por causa do seu orgulho e por não ter se arrependido e buscado o perdão de Deus).
Uzias morreu e foi sepultado no cemitério dos reis em Jerusalém, mas não nos túmulos dos reis, por causa da sua doença. E o seu filho Jotão ficou no lugar dele como rei. 2 Crônicas 26:23 (NVLH) 
Se nos túmulos aqui da terra não houve lugar para ele, imagina no Reino de Deus...

Como pode? Um homem que serviu e foi “fiel” a Deus por tanto tempo. Um homem que conquistou, fez sucesso e foi abençoado durante muitos anos do seu reinado, morrer desse jeito e o pior, longe do Senhor?

A resposta é clara, Uzias não tinha vida com Deus.

Ele se tornou um homem religioso que apenas seguia os ensinamentos de Zacarias, mas não tinha compromisso com Deus e por isso caiu em desgraça.

O mesmo pode acontecer conosco se não buscarmos ter vida com Deus e estreitar o nosso relacionamento com Ele.

Tem de haver essa sede em cada um de nós.

Não podemos apenas seguir as orientações de "Zacarias" e ser uma pessoa religiosa, que faz tudo certinho, é boazinha e que é motivada a servir a Deus por causa dos bons exemplos. Devemos ter compromisso com Deus e buscar conhece-Lo dia a dia, ter intimidade com Ele, nascer Dele.

Deus já nos mostrou o caminho.
Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração e serei achado de vós, diz o Senhor... Jer. 29:13 

Deus falou comigo hoje!
#DesafioGodllywood49
#jejumdedaniel

Comentários

Leia também