Hipocrisia - arte de se exigir dos outros aquilo que não se pratica...

Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável. Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão. Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé se deixou levar. Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: “Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus? (Gálatas 2:11-14 NVI)

De nada adianta aparentarmos ser pessoas de Deus - por causa das nossas vestes, do nosso linguajar, por carregarmos uma Bíblia...mas vivermos uma vida errada.

Pregarmos a verdade mas vivermos na mentira.

Aparentarmos uma santidade - que não existe.

Querermos que outros (familiares, amigos...) se convertam e deixem a vida errada, quando nem mesmo somos convertidos...

Não podemos ser um "crente camaleão" - aquele que muda de comportamento conforme o ambiente ou de acordo com as pessoas com quem se relaciona.

Precisamos de fato ser nascidos de Deus, como o apóstolo Paulo, que era um cristão autêntico e genuíno. Do contrário seremos hipócritas e nos comportaremos como Pedro e Barnabé, que estavam tão preocupados com preceitos, com a lei, querendo e obrigando que os gentios vivessem como os judeus, quando eles mesmos viviam de aparências...

#MediteNisso


Comentários

Leia também